sexta-feira, 19 de outubro de 2012


SOBRE MIM... UM SANTO DE CASA...POR VIOLANTE PIMENTEL.



  • DIA DO MÉDICO

    (Homenagem ao Médico Bernardo Celestino Pimentel, meu irmão, sangue do meu sangue)

    Já com cinco ou seis anos, ele se entretinha, no armazém de nosso pai, brincando de passar receitas para os matutos, às segundas feiras, quando acontecia a feira da cidade. Os matutos conversavam com ele, e, achando graça, guardavam as "receitas" no bolso. E diziam para papai e mamãe: "Esse menino nasceu pra ser doutor!" E assim se cumpriram as profecias...

    O menino que, com cinco ou seis anos de idade, mostrou que tinha alma de "doutor", tornou-se um médico abnegado e apaixonado pelo que faz, antes de se preocupar com as cifras que caracterizam a preocupação de tantos outros profissionais, não só os médicos.

    Passou dez anos de sua vida trabalhando no Hospital do CRUTAC, em Santo Antônio (RN), hospital-escola, onde se "especializou", de fato, em todos os tipos de doença, pois ali se atendia desde o simples parto ao mais sério problema de saúde, fora os acidentes.

    Tem se dedicado à Medicina, como se fora um verdadeiro sacerdócio, colocando a vida e a saúde do paciente, acima da ganância e do interesse financeiro.

    Sempre olhou a Medicina com respeito e veneração, praticando os ensinamentos de Dona Lia Pimentel, nossa mãe, que lhe dizia a toda hora: "Meu filho, lembre-se: Em primeiro lugar, está a CARIDADE. Siga o exemplo de tio Luiz Antônio (Dr. Luiz Antônio dos Santos Lima), que no seu Consultório Particular, em Natal, separava um dia da semana para atender a pobreza, gratuitamente. "

    Eu ainda me lembro das pessoas humildes que mamãe trazia ou encaminhava a Natal, para que o seu tio Dr. Luiz Antônio atendesse. E ele nunca se negou a um gesto de humanidade. E era se espelhando nesse tio, por quem ela tinha verdadeira adoração, que mamãe sempre orientava Bernardo.

    Graças a Deus, ele continua o mesmo médico bom, caridoso e humano, que pratica o sacerdócio da Medicina, baseado nos preceitos divinos, cujo Primeiro Mandamento é: "AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO."
    Amar o próximo significa, antes de tudo, ter para com ele o sentimento da caridade.

    Apesar de estar cercado de algozes que praticam a medicina pensando, unicamente, em acumular riqueza, Dr. Bernardo Celestino Pimentel não se deixou contaminar por esse mal, e continua colocando a vida humana acima de qualquer outra coisa.
    Parabéns, meu irmão, você ainda é um dos poucos Médicos que
    honram o Juramento de Hipócrates.

    Parabenizo, também, a todos os bons médicos, que, como o Dr. Bernardo Celestino Pimentel, procuram honrar o referido Juramento de Hipócrates.
    Curtir (desfazer) ·  · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário