sexta-feira, 5 de outubro de 2012

LITERATURA DE CORDEL...


Anjo Mendes do Condado
Da galinha eu gosto muito
De certos pedaços dela
Duas asas, duas coxas,
Dois coxões e a titela,
Pescoço com sobrebunda,
Coração, figo e moela.
* * *
 Ivanildo Vilanova
Acima da cova, o corpo,
Acima do corpo, a cruz,
Acima da cruz, a vela,
Acima da vela, a luz,
Acima da luz, o céu,
Acima do céu, Jesus.
 * * *
 Otacílio Batista
São José do Egito mãe cidade
de Marinho, Cancão e dos Batistas
Entre os grandes condores repentistas
Deu poeta de toda qualidade
Quem saudade cantou virou saudade
Exaltando a cidade que fulgura
Sobre as asas da poesia pura
Na paisagem de um pequeno monte
Tem mais versos jorrando numa fonte
Qual estrela brilhando em noite escura.
* * *
Job Patriota
Se o pranto é irmão do riso
Nascido do mesmo amor
Tanto me faz estar rindo
Como sentindo uma dor
Que o sofrimento é da vida
Como o perfume é da flor.
* * *
Pinto do Monteiro
Quem espanta nunca laça
Mas quem alisa encabresta
Eu jogo a corda no lombo
Puxo por cima da testa
Enquanto vida eu tiver
A minha pisada é esta.

* * *
Luciano Pedrosa
Sou um verso de Pinto do Monteiro
Trocadilho que Louro penduou
Sou canção que Gonzaga entoou
Sob a sombra do pé de juazeiro
Sou aboio rimado do vaqueiro
Sou sextilha e galope à beira mar
Sou o mote difícil de glosar
Plenilúnio do livro de Cancão
Sou poeta nascido no sertão
Defendendo a cultura popular.
* * *
Zé Catota
Eu hoje assisti um drama
e me horrorizei da cena
uma senhora de idade
com uma criança pequena
chorava a filha com fome
e a mãe com fome e com pena.
* * *
Jabitaca
(Quando da morte de Pinto do Monteiro)
O Nordeste sente falta
Do seu maior cantador
Seu vaqueiro destemido
Almocreve , tangedor
Seu seringueiro valente
Gênio maior do repente
Peça de raro valor
Ficar mais tempo entre nós
Tinha Pinto esta esperança
Mas a idade o venceu
E a morte por vingança
Deu ao corpo eterna calma
Para o céu levou a alma
Pra nós só deixou lembrança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário