sábado, 14 de abril de 2012

POR FAVOR,TRAGA-ME UM JARDIM...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL


E, DE REPENTE,sou acometido de um grande desejo...um compulsivo desejo...desejo urgentemente ter um jardim...
preciso de flores, pássaros,orvalhos,flores se abrindo...preciso descer aos umbrais,onde se passa a limpo a alma angustiada dos homens...UM MATA BORRÃO que sugue, cada tatuagem cravada a a ferro e a fogo, na alma, e deixe-a levitar com os pássaros...


ONTEM, visitei dois viveiros de plantas...plantas de todas as matizes,a minha vontade foi sair com um caminhão de mudas...de repente pensei:HÁ QUANTOS ANOS EU NECESSITO TER UM JARDIM? POR QUE ESTA NECESSIDADE AGUDA E DE FÓRUM ÍNTIMO? eu mesmo me respondo:é uma paixão cronica agudizada...quantos jardins desejei a vida toda,e nunca os construí?

NA INFÂNCIA,VIVIA DA COBIÇA DO JARDIM DA CASA DE DONA MARIA LÚCIA,COBIÇAVA AS ROSAS LA FRANCE DE NOEME ABDON, E ERA APAIXONADO PELO PIANO DE DALVA MANSO, que um dia Renan comprou, o irmão de Miriam de Souza,e vi-o escorrer das minhas mãos...
NA ADOLESCENCIA, COBIÇAVA O JARDIM DE JOÃO MOTA,ADORAVA VER AQUELA CASA DA SUBIDA DA AVENIDA RIO BRANCO...AQUELA CASA COMPORTARIA O TAMANHO DO JARDIM QUE EU SONHO...

POIS BEM, A MINHA META ESTE ANO É TER UM GRANDE JARDIM...enquanto todos os homens estão fugindo para os últimos andares dos apartamentos,para morrerem de tédio, eu quero muito chão, e um grande jardim...QUERO ME APROFUNDAR NO PRAZER...

amiga, o que pode se esperar de um homem vivido que espera e espreita um jardim?

o que soará no coração do mercenário, quando os sinos do coração de um poeta grita por natureza, por flores?

os radicais,os tristes de sempre vão dizer que é loucura...
o sovino vai reclamar que vou só aumentar as minhas despesas?

quanto vale, amiga, um médico que aos cinquenta e seis anos, decidiu fazer o seu jardim? um grande jardim?


se pudesse, o meu jardim seria como o do castelo de Brenand, em Recife,mas tenho terreno para fazer ainda um bom jardim...TEREI UM JARDIM, PRA NÃO COBIÇAR O DE BRENAND...


QUERO um jardim,não para viver a amargura e o desespero de NIESTCH...mas para viver o contentamento de Diógenes, o filósofo, e a sabedoria de Salomão,que a recebeu de Deus depois de implora-la, e por merecimento...


COMECEI a fazer o meu jardim...
já comprei uma tesoura TRAMONTINA,para cortar semanalmente,a gema apical das plantas, pra que muitas auxinas sejam liberadas,os hormonios vegetais, e eu tenha matizes, do tamanho da necessidade do meu ser...do tamanho da minha alma...

todas as espécies...espécies raras...todas as cores...todos os aromas nas minha manhãs...

transcender com os beija-flores...amiga, por favor , com urgência, eu quero um jardim...

QUERO FICAR PERTO DA ROSA VERMELHA, ser eterno como as sempre-vivas,me extasiar com o perfume das rosas...sobretudo as rosas LA FRANCE...

quero ficar perto do amor perfeito, para que minha alma não apodreça...
e que eu sempre viva com as sempre vivas...
quero junto de mim DÁLIAS...

Amiga,QUANTO VALE UM HOMEM EXPERIENTE, QUE SUBITAMENTE, QUASE NO ENTARDECER DA VIDA,BUSCA AS CORES DA AURORA,QUE EMERGEM DE UM JARDIM?

LOUCURA? NUNCA...DESEJOS, SONHOS, SATISFAÇÃO, PRAZER...

O QUE VOCÊ É FOI UM PRESENTE QUE A VIDA LHE DEU...NO QUE VOCÊ SE TRANSFORMA,FOI O PRESENTE QUE VOCÊ DEU A VIDA...

AMIGA, se perguntarem pelo seu médico, responda, ele está sonhando com jardins...está com a psicose das flores...está querendo ouvir mais músicas...estas músicas que a alma dos iluminados escuta contemplando a natureza...onde a cada instante se revela o incognoscível...

Preciso de um jardim para viver a minha próxima infância, antes que o menino que mora dentro de mim morra.

amiga, agora, nada de Paris , nem Portugal...agora o meu jardim...quando eu sentar no seu banco, eu viajarei por todo o mundo... e chegarei no território da suprema beleza e da paz...
limiares onde só quem alcança é uma alma alegre...genuinamente feliz...

Subsídios para a compreensão do texto:
A PATACA DO SOVINO, O DIABO VEM E CARREGA...
MARIA MACIEL...1980

NÃO SOU AVE QUE VOA EM BANDO...
LAURO ARRUDA CÂMARA, O PATRIARCA, 1982.

ADMITE-SE A UM CASAL BRIGAR POR UM JARDIM,NUNCA POR OUTRA COISA, NUNCA POR DINHEIRO...
CARMEM CELESTE PIMENTEL
1977.

SE O HOMEM PUDESSE,JÁ TERIA ENGARRAFADO O OXIGÉNIO, E TODOS ESTÁVAMOS COMPRANDO A SUA COTA DIÁRIA, PARA RESPIRAR...
PAULO BEZERRA...NOVA CRUZ...1964.

TEM MUITO VELHO, QUE SE EM VEZ DE ESTAR NUMA GAIOLA DE OURO,OU SEJA, PRESO NUM APARTAMENTO PELA GANANCIA DOS SEUS FILHOS,ESTIVESSE MORANDO NA SUA CASA, CRIANDO O SEU CACHORRO E DANDO ALPISTE AO SEU GALO DE CAMPINA, NÃO ESTARIA MORRENDO DA DOENÇA DE ALZHEIMER...
BERNARDO CELESTINO PIMENTEL...2000.


Bancarrota Blues

Chico Buarque

Uma fazenda
Com casarão
Imensa varanda
Dá gerimum
Dá muito mamão
Pé de jacarandá
Eu posso vender
Quanto você dá?

Algum mosquito
Chapéu de sol
Bastante água fresca
Tem surubim
Tem isca pra anzol
Mas nem tem que pescar
Eu posso vender
Quanto quer pagar?

O que eu tenho
Eu devo a Deus
Meu chão, meu céu, meu mar
Os olhos do meu bem
E os filhos meus
Se alguém pensa que vai levar
Eu posso vender
Quanto vai pagar?

Os diamantes rolam no chão
O ouro é poeira
Muita mulher pra passar sabão
Papoula pra cheirar
Eu posso vender
Quando vai pagar?

Negros quimbundos
Pra variar
Diversos açoites
Doces lundus
Pra nhonhô sonhar
À sombra dos oitis
Eu posso vender
Que é que você diz?

Sou feliz
E devo a Deus
Meu éden tropical
Orgulho dos meus pais
E dos filhos meus
Ninguém me tira nem por mal
Mas posso vender
Deixe algum sinal


Nenhum comentário:

Postar um comentário