domingo, 8 de abril de 2012

NOS TEMPOS DE ODILON RIBEIRO COUTINHO...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.




O MAIOR ORADOR...

Nos meus cinquenta e seis anos, o maior orador que conhecí foi Odilon Ribeiro Coutinho...tanto escrevia bonito como falava bonito...ainda hoje procuro um artigo que Odilon Publicou no POTI: Carta á Macunaíma Alves...um documento histórico,escrito num português castiço,onde o escritor descreve o dia que a rês beijou o nó da peia, ou seja, Aluísio Alves se entregou aos generais que o apedrejaram.Ele se referiu ao comício do lançamento da PAZ PÙBLICA,debaixo da cruz da nova catedral:DEBAIXO DA CRUZ DA NOVA CATEDRAL,ALUÍSIO PECOU CONTRA O FILHO DE DEUS E CONTRA O SEU PRÓPRIO FILHO...frase sucinta,sintética e profética...


Nesta referida campanha,ODILON fez os seus mais belos discursos, na praça Gentil Ferreira,apoiando Radir Pereira contra Jessé Freire...ficávamos extasiados com a sua oratória,a sua dicção,a sua maneira apoteótica da abrir os braços, e sobretudo as mãos...gesto ímpar e inusitado, que tornava o seu discurso didático e poético...sempre no pé do palanque,sempre atentos á beleza da oratória,eu e o Dr. Clovis Travassos Sarinho...neste tempo eu era académico de medicina, não perdia os comícios contra a PAZ PÙBLICA...Certa vez,corremos atrás do trio, no meio do povo, eu, gracinha e o senador Agenor Maria,da Gentil Ferreira, até o grande ponto...ODILON criava uma mística,acendia o fogo, a chama, queimava o pavio da rebeldia,motivava...naqueles comícios não havia SHOWMÌCIO...a atração era o discurso de ODILON..
Ffoi nesta época, que conheci LULA,o maior engano destes anos...ele me ensinou o que era BRAVATA, se referindo a Delfim Neto e aos governos dos generais...fui pro dicionário...
TEMPOS DEPOIS,LULA CRESCEU E INSTITUCIONALIZOU, ALÉM DOS ROUBOS, A BRAVATA...e passou a não saber de NADA.

NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS...

EMPRESTAMOS DINHEIRO AO FMI...

MANDAMOS DINHEIRO PARA AJUDAR OS POBRES DOS OUTROS PAÍSES...

A CULPA É DA IMPRENSA REACIONÁRIA...

NÃO EXISTIU O MENSALÃO...

BRAVATA É A FRASE DE EFEITO, PARA ENGANAR...É RECHEADA DE FALÁCIA, DO RACIOCÍNIO TENDENCIOSO...

É IR PARA A TELEVISÃO DIZER QUE NATAL TEM UMA DAS MELHORES SAÚDE DO BRASIL...

Um comentário:

  1. Pe Celestino, parabéns pelo artigo. Eu também sou um grande admirador de Odilon Ribeiro Coutinho, o paraibano mais potiguar que eu conheci, que tive o prazer de ter convivido com ele nas campanhas de 1982 (ele candidato a senador e eu candidato a vereador em Mossoró), e de 1986, ele candidato a deputado federal. Ele era amigo de meu pai HERMANO MOTA e nos o apoiamos nas duas campanhas. No entanto, vale ressaltar que a velha 'raposa' aluízio Alves, que detinha a hegemonia do partido (PMDB), impôs a candidatura de Odilon ao Senado em 1982, porque sabia que Odilon seria eleito deputado federal; em 1986, impôs a candidatura de odilon para deputado federal porque ele (Aluízio) tinha a certeza de que Odilon seria eleito Senador. Nas duas situações, sorrateiramente, a velha 'raposa' agiu para beneficiar a eleição do filho e herdeiro político Henrique Alves... a coisa deu no que deu. ODILON era realmente um grande orador, com certeza o melhor que já conheci. Mas, o que eu gostaria de declarar é que além de um grande orador, detinha ele um conhecimento vastíssimo de SOCIOLOGIA, POLÍTICA e RELIGIÃO. Dissecava, por exemplo a vida e a obra de São Thomás de Aquino com uma facilidade tamanha. Para não me alongar, eu diria que todas as vezes em que conversei com ODILON eu enriqueci o meu conhecimento para a vida. ODILON RIBEIRO COUTINHO: UMA VERDADEIRA LENDA DA POLÍTICA POTIGUAR.

    ResponderExcluir