sexta-feira, 27 de abril de 2012

ENSAIO TEOLÓGICO...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

          Ontem, vinha do hospital da Hapvida...ao passar em ferente ao centro de velório, notei um transeunte, que atravessava a rua lentamente, quase parando...desacelerei a velocidade para não atropela-lo...
era um jovem acabado fisicamente, que em 1992,pastorava os carros na porta do Hospital Santa helena...
andando engomando, o abdome globoso, compatível com a vigência da plena cirrose...facies edemaciada,varizes exuberantes nas pernas, aéreo,numa contagem regressiva...




Me lembrei que conversava com ele, quando ele era pastorador de carro, e já tomava umas e outras diariamente...era o início da sua via crucis...fiquei triste, sentí, e comecei a pensar...


Como o sol não nasceu para todos...


Não questionei Deus, ´por que infeliz de quem questiona os mistérios...mistérios ninguém entende nem explica...toda a explicação de um mistério é catatímica,fútil, improcedente,dialética...um Mistério é aceito pela fé...EIS O MISTÉRIO DA FÉ...


MAS,fiquei pensando, um homem bem mais moços do que eu...o que serão dos seus filhos...?


nestes VINTE ANOS,TRANSFORMEI TRÊS CRIANÇAS EM TRÊS DOUTORES...Vivi  MUITO, TRABALHEI MUITO, COMBATI O BOM COMBATE,AJUDEI A MULTIPLICAR O BEM....




Você amiga, deve pensar, também, você está comparando o que aconteceu com a vida de um pastorador de carro, com a vida de um  médico? 


 não...este homem só é diferente de mim, um segundo antes das nossas morte...depois que o coração para, os homens são iguais...A MORTE É O FATOR NIVELADOR...


A ÚNICA COISA QUE NIVELA OS HOMENS, NA VIDA, É A MORTE...


AGUARDE A MORTE, ELA EXISTE PARA NIVELAR AS PESSOAS..


.MUITOS NÃO ENXERGAM, FALTA-LHE A ILUMINAÇÃO, QUE TANTO SANTO AGOSTINHO OBSERVAVA NOS HOMENS...só pensam  neles , e nos deles...


               na alexandrino DE ALENCAR MESMO, ERGUI OS MEUS OLHOS PRO CÉU E DISSE:OBRIGADO MEU DEUS PELA VIDA...EU CREIO MUITO, MAS AUMENTAI A MINHA FÉ...


NENHUMA DÚVIDA, NENHUMA BLASFÊMIA, NENHUMA Tentativa d questionar Deus...


e repetí a minha palavra mágica e preferida:EBENÉZER: ATÉ AQUI O SENHOR NUNCA NOS FALTOU...
ATÉ AQUI O SENHOR NOS TEM AJUDADO...


PEDÍ A DEUS QUE TIVESSE PENA DELE TAMBÉM...



.E REPETÍ SANTA TEREZINHA, COM A SUAS TRES FRASES LAPIDARES:




SÓ DEUS É SUFICIENTE...


SÓ  DEUS, É SUFICIENTE...




SÓ, DEUS É SUFICIENTE...






TRÊS AFIRMAÇÕES IGUAIS E SEPARADAS POR VÍRGULAS, MAS QUE É A SINTESE  DO HOMEM QUE TEM FÉ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário